sábado, 2 de janeiro de 2010

Weltschmerz...






Weltschmerz.(do alemão, significando "dor do mundo", ou o "cansaço do mundo") é um termo cunhado pelo escritor alemão Jean Paul e denota o tipo de sentimento experimentado por alguém que entende que a realidade física nunca pode satisfazer as exigências da mente.

Esse tipo de visão de mundo pessimista foi generalizada entre vários autores românticos como Lord Byron, Leopardi Giacomo, de François-René Chateaubriand, Alfred de Musset, Nikolaus Lenau, Herman Hesse, e Heinrich Heine. Ele também é usado para designar o sentimento de tristeza ao pensar sobre os males do mundo comparar empatia (identificação,sentir a dor ou o prazer do outro como ele o sente e perceber suas causas como ele a percebe, porém sem perder nunca de vista que se trata da dor ou do prazer do outro.) e teodicéia (estudo da justificação de Deus frente à existência do mal).

O significado moderno da Weltschmerz na língua alemã é a dor psicológica causada pela tristeza que pode ocorrer ao se perceber que as fragilidades próprias de alguém são causadas pela inadequação e crueldade do mundo e (físico e social) das circunstâncias.

Weltschmerz neste sentido pode representar depressão, renúncia e fuga, e pode também se tornar um problema mental (comparado a Hikikomori _em japonês: 引き篭り, lit. isolado em casa?_  um termo de origem japonesa que designa um comportamento de extremo isolamento doméstico. Os hikikomori são pessoas geralmente jovens entre 15 a 39 anos que se retiram completamente da sociedade, evitando contato com outras pessoas.).
O significado moderno também deve ser comparado com o conceito de anomia (um estado de falta de objetivos e perda de identidade, provocado pelas intensas transformações ocorrentes no mundo social moderno. A partir do surgimento do Capitalismo, e da tomada da Razão, como forma de explicar o mundo, há um brusco rompimento com valores tradicionais, fortemente ligados à concepção religiosa. ), ou uma espécie de alienação, que Émile Durkheim escreveu acerca de seu suicídio tratado sociológico.

Creio que não há um termo que descreva melhor o que sinto em relação ao mundo e às pessoas.
Saúdem então, Rochester Halfeld, o "Garoto Weltschmerz".

Nenhum comentário:

Postar um comentário